sábado, 10 de julho de 2010

ARC Sport com quatro carros nos Açores

A terceira prova mais importante do calendário nacional desenrola-se nas bonitas e selectivas especiais de classificação da ilha de São Miguel. Um rali apetecível para a esmagadora maioria das equipas que fazem questão de ligar o espectáculo a paisagens verdadeiramente fantásticas. Pontuável para o IRC, Campeonato de Portugal de Ralis e Campeonato Regional dos Açores, o rali organizado pelo Grupo Desportivo Comercial é uma prova de eleição.

Este ano a ARC Sport está presente com quatro equipas. Ricardo Moura é o Campeão dos Açores e comandante do actual campeonato regional. Com o Mitsubishi Lancer Evo IX lidera também o Agrupamento de Produção no Campeonato de Portugal de Ralis. Dois destinos demasiado importantes no panorama do piloto micaelense, que no “seu” rali irá ter a seu lado o navegador Sancho Eiró.

Temos de facto vários objectivos e temos também uma responsabilidade acrescida nesta prova, devido a ter um peso pontual muito grande pelos dois campeonatos em que estamos empenhados. Temos de fazer uma gestão equilibrada ao longo dos dois dias de competição. É precisamente esse acto de gestão que nos obriga a não permitir qualquer tipo de erro. Para nós terminar é essencial, e quanto melhor classificados, ainda melhor. Neste momento lideramos os dois campeonatos, o grupo N nacional e o campeonato dos Açores, por isso, manter o equilíbrio para estes dois grandes desafios é o nosso grande objectivo. Sabemos que é uma tarefa complicada, mas vamos tentar fazer o melhor, numa prova que me é especialmente querida. Sei que conto com o apoio total da ARC Sport e de muitos açorianos que me vão acompanhar ao longo de todo o rali”, declara, com realismo, Ricardo Moura.

Consciente do enorme grau de responsabilidade, toda a equipa técnica da ARC Sport está preparada para mais uma grande embate. Para além do envolvimento com Ricardo Moura, a popular equipa de Aguiar da Beira conta ainda com mais três presenças na sua estrutura. Do continente viaja Luís Cardoso, que se irá juntar em Ponta Delgada a José Rodrigues, num retorno muito especial à competição.
Luís Cardoso não resistiu ao apelo dos Açores. O seu regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis só poderia acontecer numa prova verdadeiramente especial para o piloto.

É de facto a grande amizade que me liga aos Açores que me faz regressar. Vou ter o meu compadre José Rodrigues como navegador, um grande amigo que conhece a prova como ninguém. Não consegui acabar a última edição do rali, tendo realizado apenas um troço em cada etapa. Agora estou muito estimulado, mas essencialmente quero divertir-me ao máximo, sem pensar em qualquer tipo de classificação. Esta ligação à ARC Sport é pontual, mas se as coisas correrem bem, sei que posso contar com o seu apoio para possíveis participações”, refere Luís Cardoso, com grande dose de optimismo.

Para além de Ricardo Moura/Sancho Eiró e Luís Cardoso/José Rodrigues, a ARC Sport está ainda ao lado de Paulo Rego/Abel Carreiro e Sérgio Silva/Paulo Leal, duas equipas açorianas que vão tripular dois carros que já foram Campeões Nacionais de Produção em 2008 e 2009 pelas mãos de Adruzilo Lopes.

São dois Subaru Impreza que já nos deram muitas alegrias e dois títulos nacionais. Espero sinceramente que tanto o Paulo Rego como o Sérgio Silva consigam atingir os objectivos. Estamos todos empenhados que o Sata Rallye Açores seja uma prova conseguida para todas as equipas que escolheram o nosso apoio, tanto no regresso do Luís Cardoso, como nas legítimas pretensões que o Ricardo Moura tem em discutir o título de grupo N a nível nacional, para além da revalidação do campeonato açoriano. Acreditamos no nosso trabalho e nos nossos pilotos”, conclui Augusto Ramiro, responsável pela ARC Sport.

O Sata Rallye Açores arranca na próxima quinta-feira, dia 15 de Julho, terminando no Sábado seguinte, após três dias de competição intensa nos emocionantes troços da ilha de São Miguel.

RallyMania com A.I.
Fotos: Albano Loureiro e Pedro Rodrigues

Ausências marcam "Sata 2010"

O 45º Sata Rallye Açores ainda nem começou e podem já haver 11 baixas no plantel (ver lista de inscritos). Segundo noticia hoje o site SportMotores, mais de uma dezena de equipas não embarcaram para Ponta Delgada.
Comecemos pela Proton, a prova desastrosa em Ypres parece ter pesado na decisão de abdicar do rali açoriano, embora também se fale de dificuldades logisticas. Para além de se perder uma equipa de fábrica, seja qual for o seu nível competitivo, a lista de inscritos perdeu logo três bons pilotos: Alister McRae, Chris Atkinson e Tom Cave.
Também a recuperar de um Ypres desastroso, Daniel Oliveira e Burcu Çetinkaya não vão competir em S. Miguel. O brasileiro disputará uma prova do campeonato argentino, enquanto o seu navegador Carlos Del Barrio recupera fisicamente do despiste sofrido na prova belga. Quanto à equipa da Peugeot Sport Turquia, estará representada por Burcu e Çiçek a bordo de um dos carro 0 do rali.
Guy Wilks ainda não recuperou do acidente do Rali da Sardenha e depois de ter falhado a presença em Ypres, também não estará presente no Sata Rallye Açores nem no Rali Vinho da Madeira.
O espanhol Juan Pablo Castro e o italiano Marco Cavigioli também vão primar pela ausência, segundo também informa o SportMotores.
No panorama nacional, e esperemos que a fechar o lote de ausentes, estão Paulo Antunes e Nuno Barroso Pereira.
Foto: © IRCseries.com

Tulio luta pela IRC 2WD Cup

Rafael Tulio irá participar no Sata Rallye Açores integrado na equipa de Carlos Oliveira, depois de ter recebido o português na sua equipa durante o Rali de Curitiba. Acompanhado por Cesar Valandro e pilotando um Peugeot 206, o vencedor da IRC 2WD Cup no Rali da Argentina refere: "é a primeira vez que faço este rali e espero amealhar alguns pontos." O brasileiro revela ainda o seu interesse em disputar a próxima prova do IRC, "gostava de ir à Madeira".
Foto: © IRCseries.com