segunda-feira, 12 de julho de 2010

Skoda nos Açores com Fabia Evo I

Ao contrário do que tinhamos noticiado, a Skoda vai disputar o Sata Rallye Açores 2010 com a primeira evolução do Fabia Super 2000. O site Ralis.Online avança a notícia que pode verificar através da galeria de fotos publicada pelo referido site. É ainda dito que o Evo II só está ainda disponível para provas de asfalto, o que significa que no Rali Vinho da Madeira Hänninen e Kopecký não vão tripular as mesmas viaturas que agora trazem aos Açores.
Foto: © IRCseries.com

Arrancaram os últimos testes

Já começaram os últimos testes para o Sata Rallye Açores, que começa na próxima quinta-feira. Segundo informa o site Ralis.Online, a Skoda esteve a testar no troço dos Remédios, que também é o próprio Shakedown do rali. Também a ARC Sport esteve a testar com Paulo Rego e Luís Cardoso. O referido site apresenta já uma galeria de fotos da autoria de Luís Pacheco, que pode ser consultada através do link.
Ao que o RallyMania apurou junto de fontes locais, a Peugeot Sport Portugal também testou com Bruno Magalhães no troço Água Retorta - Faial da Terra, que fica a mais de 1 hora de viagem de Ponta Delgada.
Foto: © IRCseries.com

Armindo Neves aguarda em solo continental

Actual 6º classificado absoluto do Campeonato de Portugal de Ralis e vice-líder do Agrupamento de Produção, Armindo Neves não vai disputar o Sata Rallye Açores, uma prova que não fazia parte do seu programa para 2010. À conversa com o RallyMania, o piloto de Avis reiterou a sua mágoa por não disputar o belo rali açoriano: "como todos sabemos, este é um ano particulamente difícil para todas as empresas em termos económicos, pelo que cada vez se torna mais complicado conseguir os budgets necessários para fazer o CPR, e nesse particular nós também não fugimos à regra, uma vez que temos um orçamento muitíssimo limitado para fazer o campeonato deste ano."
Com apenas oito pilotos classificados no Campeonato de Portugal de Ralis a disputarem este rali, Neves faz questão de frisar, "penso ainda que temos um campeonato bastante desajustado em relação aos tempos de crise que agora se vivem, e o reflexo disso mesmo é o número de pilotos que participou no Rally de Portugal e que agora se vai deslocar às ilhas."
Não podendo discutir a actual posição na estrada, resta aguardar pelos resultados: "é com alguma mágoa que ficamos no continente, não podendo assim defender as boas classificações que ocupamos no campeonato, mas a vida é mesmo assim e não nos resta outra alternativa senão a de ficarmos a ver o rali do lado de fora."
O piloto da Roady Compétition só regressa à estrada em Setembro - no Rali Centro de Portugal - mas para já o balanço é positivo: "em termos de classificação o campeonato tem-nos estado a correr bastante bem, pois estamos no 2º lugar do Gr.N e na 5ª posição da geral, o que, convenhamos, com um carro com uns bons anos a mais do que os restantes, não é nada mau. Temos vindo a fazer um campeonato de contenção e apostando bastante na fiabilidade e na regularidade, pois só assim sabiamos ser possível atingir os nossos objectivos, e até á data, as coisas estão a correr como planeado. Vamos ver depois das ilhas em que posição estaremos e se ainda nos será possível nos três últimos ralis fazer alguma coisa para tentar um lugar no pódio do grupo."

No final Armindo Neves deu o seu palpite quanto ao vencedor do Sata: "embora seja algo um pouco imprevisível, penso que as 3 primeiras posições deverão ser disputadas entre o Juho Häninnen, o Kris Meeke e o Bruno Magalhães, que seria óptimo caso conseguisse ganhar."

RallyMania
Fotos: BF Photo Racing

Peugeot cautelosa quer ganhar

Apoiada na vitória de Bruno Magalhães em 2008 e de Kris Meeke em 2009, a Peugeot Sport encara o Sata Rallye Açores com grande motivação.

Meeke revela em tom humorado: "o ano passado tive de consultar um atlas para descobrir onde eram os Açores. Descobri uma magnífica ilha no meio do Oceano Atlântico. As paisagens são deslumbrantes e os troços de terra são ideiais para rali. O piso é coberto por uma fina camada de pó de lava e tornam-se escorregadios. As estradas são geralmente estreitas mas igualmente muito rápidas e os caminhos passam por campos de pastagem, sendo delimitados por muros de pedra. O menor erro significa o fim." Depois de vários despistes, o britânico parece ter mudado de táctica: "em vez de lutar pela vitória a todo o custo, vou tentar que a vitória venha ter comigo."
Bruno Magalhães corre numa das suas provas preferidas: "há sempre muitos espectadores. Lembro-me de vir aqui ver o rali em miúdo, ano após ano o asfalto tem ganho terreno e os excelentes troços de terra são cada vez mais raros. Os próprios troços de terra incluem secções de asfalto, que são muito escorregadias." Muito cauteloso, o piloto de Lisboa termina dizendo: "conheço a minha rapidez, estou muito motivado e o meu Peugeot está bem afinado para o terreno. Não vai ser fácil mas espero terminar no pódio."

RallyMania com A.I.
Foto: IRCseries.com

Antevisão Peugeot UK