quinta-feira, 15 de julho de 2010

Resumo Eurosport às 22 horas

A Eurosport tem prevista para hoje a transmissão de um resumo de 30 minutos, acerca do primeiro dia do Sata Rallye Açores. O programa será emitido às 22 horas de Lisboa, 21 em Ponta Delgada.
Não perca!
Foto: © IRCseries.com

Hänninen com liderança pouco segura

Começou o Sata Rallye Açores, com Juho Hänninen a liderar no fim deste primeiro dia. Bruno Magalhães e Andreas Mikkelsen estão a apenas 2 décimas do piloto da Skoda.Arrancou da melhor forma o rali açoriano, Bruno Magalhães venceu o troço inaugural, mostrando que quer discutir a vitória nesta prova. Juho Hänninen e Andreas Mikkelsen foram os únicos que rivalizaram com o português, que no último troço acabou por perder a liderança para Hänninen.
O piloto do Skoda Fabia S2000 ganhou um troço, tendo Andreas Mikkelsen ganho a super especial espectáculo que fechava o dia, oferecendo muito espectáculo ao público açoriano. No final, Hänninen é líder com apenas 0,2 segundos de vantagem para Magalhães e Mikkelsen que estão empatados no segundo lugar. Magalhães é ainda líder no CPR. Jan Kopecký está no quarto posto a 5 segundos do líder, ele que tem mantido um ritmo constante. Bernardo Sousa, o líder no Campeonato de Portugal, ocupa o sexto lugar a 6 segundos do checo. Logo atrás a grande desilusão deste dia, Kris Meeke em sexto lugar depois de ter gerido o tempo na tentativa de amanhã ter uma melhor posição de partida. Note-se que hoje o britânico abriu a estrada, queixando-se muito da sujidade da mesma, o que aliás também foi dito por outros pilotos.
A fechar os oito primeiros, Pedro Peres é sétimo absoluto, terceiro do nacional e melhor Grupo N em prova, tendo Vitor Pascoal atrás de si a menos de um segundo. Ricardo Moura é o melhor do Campeonato de Ralis dos Açores, ocupando o nono lugar absoluto, mesmo com um furo sofrido logo no primeiro troço. Quanto ao campeonato IRC 2WD, é liderado pelo brasileiro Rafael Tulio que se encontra na vigésima posição.
Consulte aqui as classificações completas.
Foto: © IRCseries.com

SSS 3 GRUPO MARQUES - 1 17:55 - 18:55

Distância: 2 km
Condições climatéricas: Céu pouco nublado, 20º C
Info: Espera-se grande espectáculo naquela que é considerada como uma das melhores super especiais espectáculo do mundo.
Mais rápido: Andreas Mikkelsen - 01:47,3

Notas
- Mais um troço muito escorregadio
- Meeke diz estar em boa posição para amanhã
- Magalhães perde a liderança
- Kopecký sem embraiagem
- Mikkelsen com salto monstruoso

Desistencias no troço:
Melhores Tempos: 1º A.Mikkelsen; 2º K.Meeke; 3º J.Hanninen; 4º B.Magalhães; 5º J.Kopecky; 6º B.Sousa; 7º V.Pascoal; 8º R.Moura;
Geral IRC: 1º J.Hanninen; 2º B.Magalhães; 3º A.Mikkelsen; 4º J.Kopecky; 5º B.Sousa; 6º K.Meeke; 7º P.Peres; 8º V.Pascoal;
Geral CPR: 1º B.Sousa; 2º P.Peres; 3º V.Pascoal; 4º R.Moura; 5º P.Meireles; 6º J.Ramos; 7º P.Neto;
Geral Açores: 1º R.Moura; 2º P.Vale; 3º S.Silva; 4º R.Torres; 5º P.Maciel; 6º C.Costa; 7º P.Rego; 8ºR.Carmo;
Geral IRC 2WD: 1º R.Tulio;
Classificações completas neste link.

SS 2 COROA DA MATA 17:19 - 18:19

Distância: 7,5 km
Condições climatéricas: Céu pouco nublado, 20º C
Info: Depois de vencer o troço inaugural, Bruno Magalhães espera a resposta dos principais rivais no IRC.
Mais rápido: Juho Hanninen - 06:30,3

Notas
- Meeke diz que levantou o pé a pensar na posição de partida amanhã
- Hanninen satisfeito com o tempo mas queixa-se de alguma sujidade no final
- Magalhães segura liderança por 1 décima
- Pilotos reconhecem maior dificuldade do troço

Desistencias no troço: João Félix - Mitsubishi Lancer EVO IX (Avaria Mecânica);
Melhores Tempos: 1 Hanninen; 2 Magalhães; 3 Sousa; 3 Mikkelsen; 3 Kopecký; 6 Meeke
Geral IRC: 1 Magalhães; 2 Hanninen; 3 Mikkelsen; 4 Kopecky; 5 Sousa; 6 Meeke; 7 Peres; 8 Pascoal;
Geral CPR: 1 Sousa; 2 Peres; 3 Pascoal; 4 Moura; 5 Meireles; 6 Ramos; 7 Neto;
Geral Açores: 1 Moura; 2 Silva; 3 Vale; 4 Torres; 5 Maciel; 6 Costa; 7 Rego; 8 Carmo;
Geral IRC 2WD: 1 Tulio
Classificações completas neste link.

SS 1 LAGOA / MARQUES - 1 16:40 - 17:40

Distância: 14,9 km
Condições climatéricas: Céu pouco nublado, 20º C
Info: O troço Lagoa/Marques rompe as hostilidades neste Sata Rallye Açores, depois de um shakedown onde Meeke e Hanninen foram os mais rápidos.
Mais rápido: Bruno Magalhães - 10:14,4

Notas
- Primeiros pilotos queixam-se da sujidade dos troços e revelam cautelas
- Magalhães com tempo canhão
- Ricardo Moura e Paulo Rego furam

Desistencias no troço: Olavo Esteves
Melhores Tempos: 1 B. Magalhães; 2 A. Mikkelsen; 3 J. Hanninen; 4 J. Kopecký; 5 K. Meeke; 6 B. Sousa; 7 Pedro Peres; 8 V. Pascoal.
Geral IRC: 1 B. Magalhães; 2 A. Mikkelsen; 3 J. Hanninen; 4 J. Kopecký; 5 K. Meeke; 6 B. Sousa; 7 P. Peres; 8 V. Pascoal.
Geral CPR: 1 B. Sousa; 2 P. Peres; 3 V. Pascoal; 4 R. Moura; 5 P. Meireles; 6 J. Ramos; 7 P. Neto.
Geral Açores: 1 R. Moura; 2 S. Silva; 3 P. Vale; 4 R. Torres; 5 P. Maciel; 6 C. Costa; 7 R. Carmo; 8 P. Rego.
Geral IRC 2WD: 1 R. Tulio
Classificações completas neste link.

Ordem de Partida

Começa daqui a meia hora o primeiro troço do Sata Rallye Açores. Conheça a ordem de partida para as classificativas de hoje, que podem influênciar o desempenho das equipas.
10 primeiros: 1 Kris Meeke; 2 Juho Hänninen; 3 Jan Kopecký; 4 Bruno Magalhães; 5 Ricardo Moura; 6 Andreas Mikkelsen; 7 Bernardo Sousa; 8 Vitor Pascoal; 9 Sérgio Silva; 10 Pedro Peres.
Veja aqui a lista completa.

Haninnen, Bruno, Bernardo e Moura na Conferência de Imprensa

Acabou há poucos minutos a conferência de imprensa de lançamento do SATA Rali Açores. Estiveram presentes 4 pilotos: Haninnen, Magalhães, Sousa e Moura.
Hanninen foi o primeiro a ser interpelado, e assumiu claramente que está nos favoritos e que nesta prova dos Açores com o seu piso de terra se sente mais à vontade e demonstrou já isso no shakedown. Quanto ao campeonato, disse que o mesmo é longo e ainda faltam muitas provas pelo que tudo está ainda em aberto.
Bernardo Sousa referiu ser sua prioridade nesta prova o campeonato "Nacional", algo que se compreende ainda mais depois dos tempos do shakedown.
Bruno Magalhães mostrou-se contido quanto às expectativas de poder lutar pela vitória, mas assumiu que nos Açores, uma prova que conhece bem, como reconheceu, querer andar "lá mais em cima" e tudo tentar para fazer um brilharete.
Quanto a Ricardo Moura, claramente limitado pelo carro que tripula, um Evo IX, a qualquer veleidade de lutar com os S2000, referiu ir procurar ter um andamento rápido, mas sempre tendo em atenção as contas do campeonato "nacional" de Grupo N e o campeonato dos Açores.
Fonte: Motores Magazine
Foto: Manuel Bessa Carvalho

Kris Meeke mais rápido no shakedown

O britânico Kris Meeke foi o mais rápido no shakedown realizado esta manhã, com o tempo de 01:45,8. Juho Hanninen foi o único a rodar ao mesmo nível de Meeke, perdendo apenas uma décima para o piloto da Peugeot. Kopecký e Mikkelsen fizeram registos no segundo 48 e o português Bruno Magalhães no segundo 49.
Bernardo Sousa foi o mais rápido do Campeonato de Portugal de Ralis com o tempo de 01:52,5 enquanto Ricardo Moura foi o melhor do Campeonato de Ralis dos Açores, com o registo de 01:53,9.

Top 10
1 - Kris Meeke - 01:45,8
2 - Juho Hänninen 01:45,9
3 - Jan Kopecký 01:48,5
4 -Andreas Mikkelsen 01:48,9
5 - Bruno Magalhães 01:49,0
6 -Bernardo Sousa 01:52,5
7 - Ricardo Moura 01:53,9
8 - Vítor Pascoal 01:56,4
9 - Pedro Peres 01:57,7
10 - Pedro Meireles 02:00,0

Mais fotos neste link.
Foto: José Bandeira - Motores Magazine

Bernardo Sousa: “Oxalá esteja numa semana boa”

Bernardo Sousa já está nos Açores a preparar mais uma prova pontuável para o quadro de honra do Campeonato Portugal de Ralis (CPR). Depois dos brilhantes primeiros lugares conquistados em outras tantas competições - Rali Torrié, Rali Serras de Fafe e Rally de Portugal - a competição interna está de volta com a edição ‘SATA Rallye Açores.
Limitados a três passagens por concorrente, Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva actualizaram as notas de Lagoa Marques, Batalha Golfe, Feteiras e Sete Cidades, sendo que, no caso destes quatro traçados o Batalha Golfe apresenta-se como a principal novidade, uma vez que se trata do troço Pinhal da Paz, disputado em 2009, mas agora em sentido inverso.

Bernardo no final dos reconhecimentos tecia as seguintes considerações: “Estou confiante. Os pisos estão um bocadinho secos apesar de ter feito alguns aguaceiros e neblinas que cobriram a maioria dos troços permitindo abater um pouco o pó e tornar mais macio os pisos. De todo o modo, as condições estão iguais para todos os concorrentes ”, referiu depois de ter chegado à assistência.

Moralizado por estar a liderar a tabela de pilotos nacionais, Bernardo Sousa explicou qual a estratégia para o arranque da competição que tem o seu inicio durante a tarde de amanhã quando forem 16 horas locais. Antes, entre as 9 e as 11 horas participa no ‘Shakedown’. “É exactamente igual aos outros ralis em que participamos. Queremos sempre vencer, mas nem sempre isso é possível. Vamos tentar andar bem, é sabido que este é um dos ralis que mais aprecio e oxalá esteja numa semana boa para poder alcançar mais pontos para o campeonato” destacou o piloto do Ford Fiesta S2000.

Para este difícil desafio, o piloto do Team Ford Quinta do Lorde, confessou ter ajustado a suspensão. “O carro está óptimo apenas fizemos alguns ajustamentos ao nível da suspensão. De resto, nada mais alteramos no set up do carro”, concretizou o piloto que leva o número 12 na porta do Fiesta.
RallyMania com A.I.
Foto: © Mestre João nas Corridas

Em busca de alguns pontos

Paulo Neto / Daniel Amaral voltam ao Campeonato de Portugal de Ralis para disputar o Sata Rali dos Açores nos dias 16 a 18 de Julho. O objectivo passa terminar e amealhar alguns pontos para o Campeonato.
Alguns azares têm marcado a época de Paulo Neto / Daniel Amaral. Por isso, no Sata Rali dos Açores a dupla de Sintra quer acima de tudo terminar, até porque vai utilizar um Citroen Saxo 16V, da experiente equipa açoriana CC Racing.

É uma participação que não foi programada no início da temporada, mas que foi possível concretizar devido ao apoio da Magomar e do Restaurante Amaral, que agradecemos, tornando assim possível a nossa presença no Sata Rali dos Açores” afirma Paulo Neto, que regressa a este evento 15 anos depois da sua única presença em São Miguel.

Os reconhecimentos correram bem e os troços estão muito bons. É um rali muito longo onde temos que andar sempre muito concentrados para não cometer erros”, revela Paulo Neto, acrescentando que “a nossa estratégia passa por terminar. É esse o objectivo principal e vamos adoptar uma ritmo que sirva os nossos interesses. Queremos desta vez recolher alguns pontos no Campeonato de Portugal de Ralis”.
RallyMania com A.I.
Foto: press

Carlos Costa promete grande luta no SATA Rallye Açores

O campeão dos Açores de ralis no Agrupamento de Turismo e Fórmula 3 parte para a 45.ª edição do SATA Rallye Açores com um único objectivo: vencer entre os açorianos as duas rodas motrizes e relançar a luta pelo ceptro açoriano da modalidade.“No SATA Rallye Açores vamos começar a prova da melhor forma que sabemos: sempre a fundo de princípio ao fim” começa por afirmar o tetra campeão dos Açores. Carlos Costa, piloto e responsável pela CC Racing, vai participar neste rali ao volante do seu Citroen C2 R2 GT, carro que, de acordo com o piloto, “sofreu uma profunda revisão a todos os níveis. Foram mudados todos os componentes de maior desgaste e ainda assim verificamos também outros que eventualmente pudessem constituir um entrave ao bom desempenho do nosso carro”.
Com o Citroen C2 R2 GT preparado e decorado com as cores da Azoria, Details Place, RESO Transitários, Revista Saber Açores e Açorplás Alumínios, cabe agora a Carlos Costa fazer o que melhor sabe. Neste rali e por indisponibilidade do seu actual navegador, Costa é acompanhado por Tiago Azevedo, habitual co-piloto de Gustavo Louro. Quanto a esta mudança, o piloto da CC Racing diz “vai ser óptimo participar no SATA com o Tiago. Conhecemo-nos de longa data e sei que o Tiago prestará um forte contributo para que consigamos alcançar os nossos objectivos”.
Carlos Costa parte com o número 18 e prepara-se para enfrentar o mais importante desafio da temporada. No entanto o piloto reconhece, uma vez mais, o papel importantíssimo dos patrocinadores. “Reitero uma vez mais um profundo agradecimento à Azoria, Details Place, RESO Transitários, Revista Saber Açores e Açorplás Alumínios pelo seu apoio à nossa equipa e à modalidade em geral. A eles dedico a nossa prestação nesta prova e prometemos tudo fazer para atingirmos um importante resultado” conclui Carlos Costa.O 45.º SATA Rallye Açores vai para a estrada já nesta quinta feira e promete dois dias e meio repletos de emoções e competitividade.
RallyMania com A.I.
Foto: Carlos Costa (Saber Açores)